O grupo Yilport e o Porto de Gävle estão a investir 70 milhões de euros na duplicação da capacidade do terminal de contentores do porto sueco, a duas horas de Estocolmo.

Yilport - Gavle

As obras de construção e equipamento de uma nova doca, capaz de receber navios de maior porte, deverão ficar concluídas no último trimestre de 2019. Nessa altura, o terminal poderá operar em simultâneo até quatro navios, e a sua capacidade atingirá os 600 mil TEU/ano.

No âmbito do acordo firmado entre as partes, a municipalidade de Gävle, que detém o porto, investirá 20 milhões de euros na construção do novo terminal, enquanto a Yilport Gävle investirá os restantes cerca de milhões de euros nos pórticos e demais equipamentos de movimentação de cargas.

A Yilport Gävle opera no porto sueco desde 2014 e em 2016 adquiriu 100% das sociedades do terminal de contentores e do Baltic Sea Gateway. O grupo turco detém a concessão, por 30+10 anos, das operações de movimentação de contentores, carga geral e granéis no porto.

O investimento na expansão é justificado pelo aumento da actividade nos últimos anos e pelo potencial exportador das indústrias localizadas no hinterland do porto. Mas também tem a ver com o potencial aumento das importações por via marítima, em resultado das crescentes preocupações ambientais, justificaram, em comunicado conjunto, os responsáveis da Yilport e do Porto de Gävle.

 

Comments are closed.