A Yilport Holding vai operar o porto de Takoradi, no Gana, naquele que será o seu primeiro investimento em África.
O memorando de entendimento assinado entre a Yilport e a Ibis Tek, companhia que opera o porto ganês, prevê a constituição de uma joint-venture – a Yilport Takoradi Port Management Company -, ditada a 70% pela holding turca, que investirá 700 milhões de dólares, em três fases.
O projecto prevê, nomeadamente, o desenvolvimento do actual terminal de contentores até aos 2,5 milhões de TEU/ano e a construção de terminais de granéis sólidos e líquidos capazes de movimentar até 20 milhões de toneladas/ano.
A frente de cais será prolongada até aos 2,5 quilómetros e os fundos aumentados até aos -14 a -16,5 metros.
Acresce ainda um ter terminal terrestre de contentores, com uma área de 27 hectares, a cerca de dois quilómetros do porto, e uma área de tancagem de granéis líquidos capaz de processar 2,5 milhões de toneladas/ano.
“O porto de Takoradi será o primeiro passo da Yilport no continente africano e constituirá uma pedra preciosa na nossa visão para chegar ao top 10 mundial dos operadores de terminais de contentores em 2030”, comentou Robert Yildirim, presidente do grupo turco, citado em comunicado.