A Yilport, holding que controla os terminais portuários portugueses (e não só) que eram da Tertir, prepara-se para investir no porto de Gulfport, no estado de Mississipi, nos EUA.

A holding turca há muito que procura entrar no mercado norte-americano, tendo sido, inclusivamente, por mais de uma vez apontada como compradora da Ports of America.

A carta de intenções agora assinada com a autoridade portuária do Mississipi representará o primeiro passo possível nessa estratégia, e visa a criação de uma PPP, no âmbito da qual a Yilport investirá no desenvolvimento do porto de Gulfport, que tem um projecto de expansão.

Os planos da Yilport passam por melhorar a operacionalidade do terminal e ligá-lo aos terminais que detém na América Latina (Equador e Peru), nomeadamente no tráfego de produtos refrigerados com destino ao Midwest dos EUA.

No comunicado emitido a propósito deste acordo, o presidente da Yilport insiste na necessidade de investimentos em muitos portos norte-americanos, no que pode ser lido como uma manifestação reiterada do interesse em investir naquele mercado.

 

 

Comments are closed.