A Yilport Holding alargou o seu portefólio a 12 países e 24 terminais com a entrada no porto de Šibenik, na Croácia, anunciou em comunicado.
A nova operação da Yilport decorre da compra, pelo Grupo Yildirim, a sua casa-mãe, da maior fábrica de fertilizantes da Croácia, que operava no porto de Šibenik.
Localizado a 350 quilómetros de Zagreve, o porto de Šibenik serve os mercados croata e bósnio, por rodovia e ferrovia, na movimentação de carga geral e granéis.
Os planos da Yilport para Šibenik passam por transformá-lo num porto multipurpose, com um investimento faseado de 50 milhões de euros. A começar pelo aumento dos fundos, de -10 para -13 metros (para poder receber navios Panamax), pela melhoria do cais, aumento da capacidade de armazenagem e instalação gruas móveis, também para a movimentação de contentores. Numa segunda fase, serão visados os tráfegos ro-ro e de granéis líquidos.
Como pano de fundo, a hollding turca propõe-se diversificar os serviços que demandam o porto, aproveitando a sua localização estratégica e dinamizando as ligações a outros portos do Mediterrâneo.