A Yilport fechou o ano de 2023 no 10.º lugar do ranking dos maiores operadores globais de terminais de contentores elaborado pela Drewry.
O objectivo há muito anunciado por Robert Yildirim era colocar a Yilport entre os dez maiores operadores de terminais de contentores até 2025. Conseguiu-o em 2023, galgando duas posições no ranking da Drewry.
De acordo com os dados coligidos pela consultora, no ano passado a Yilport movimentou 8,7 milhões de TEU. O que representou um crescimento de 10,1% face aos 7,9 milhões de 2022.
Com isso, a holding turca ultrapassou a SSA Marine (que era décima, mas que em 2023 fez apenas 8,3 milhões de TEU) e a Evergreeen (que era 11.ª e se ficou pelos 7,3 milhões de TEU).
Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, fonte da empresa destacou o facto de a Yilport ter conseguido entrar num clube muito restrito, “dominado por empresas, ou controladas por fundos soberanos, ou pelos próprios armadores”.
A presença de operadores independentes – casos da Yilport e da ICTSI – “é muito importante para fomentar a concorrência e competitividade neste mercado”, acrescentou.
O ranking dos maiores operadores globais de terminais de contentores da Drewry continuou liderado, em 2023, pela PSA International, seguida da China Merchants Ports e da China Cosco Shipping.
Porque a Yilport e seu dono não avançam já e definitivamente para ampliação de 1 ou dos 2 terminais de contentores do porto de Leixões ?