A Yilport Holding deverá firmar, ainda esta semana, o contrato de concessão do terminal de contentores de Taranto, Itália, anunciou Ribert Yildirim na sua conta no Twitter.
O líder do Grupo Yildirim, de que a Yilport é uma subholding, “postou” a novidade depois de uma “excelente reunião” com o CEO e o secretário-geral da Autoridade Portuária de Taranto, em Istambul. No dia anterior, o empresário avistou-se com o ministro das Finanças italiano.
A concessão do terminal de Taranto será feita por um período de 49 anos.
Há cerca de um ano, a Yilport apresentou ao Porto de Taranto uma proposta para investir e operar o Molo Polisettoriale do porto local, com uma área de 100 hectares e uma frente de caisa de 2 000 metros.
O objectivo, então, como agora, era operar nos segmentos da carga contentorizada, ro-ro e granéis sólidos.
O terminal de Taranto foi operado até 2015 por uma joint-venture entre a Hutchison e a Evergreen como hub de transhipment. Em 2006 chegou a movimentar 900 mil TEU.
Agora a Yilport propõe-se atingir os quatro milhões de TEU/ano.