A Yilport contratou com a Kalmar o fornecimento de mais 27 equipamentos móveis de movimentação de contentores. Os terminais de Lisboa e Setúbal serão também beneficiados.
Cerca de ano e meio depois, a Yilport repete a dose e volta a encomendar à Kalmar 27 equipamentos para os seus terminais de contentores, e de novo os terminais portugueses são abrangidos.
De acordo com a informação disponibilizada na sua página do LinkedIn, a Yilport destinou um Eco reach stacker e um empilhador de contentores vazios para o terminal da Liscont e dois Eco reach stackers e um empilhador de contentores vazios para o terminal da Sotagus.
Para Setúbal, a holding turca contratou cinco Eco reach stackers.
A nota não avança o montante do investimento. nem o prazo de entrega dos equipamentos.
Além dos terminais portugueses, serão beneficiados os terminais de Gebze a Gemlik, na Turquia, Gavle, na Suécia, e Taranto, em Itália.
Na última grande encomenda de 27 máquinas portuárias, apenas Leixões recebeu dois Eco reach stackers.
Como o nome o deixa perceber, os Eco reach stackers consomem menos cerca de 25% de combustível que os equipamentos idênticos recentes, reduzindo custos e emissões poluentes, segundo a construtora.
É preciso ter muita “FÉ” no terminal da Liscont em Alcântara porque depois de levado à falência nos últimos 12 anos pelas greves dos sindicalistas comunistas vai ser preciso esperar outros 12 anos (no mínimo !) para o terminal voltar a dar lucro. Acresce os elevadíssimos investimentos (+ 100 milhões euros) negociados na renovação do contrato de concessão. Isto numa capital e num governo destruídos pelo PS, haja “estofo” $ nem sequer começou ( nem sabemos será executada) a ligação da linha de Cascais à linha de Cintura e linha do Norte para acabar com o Nó que atravessa Alcântara e impede o crescimento do transporte de contentores de forma eficiente e limpa sem locomotivas a gasóleo do sec XX a poluir a zona ribeirinha como nas capitais do 3º mundo
Finalmente foi anunciada a intenção para se resolver o problema das ligacoes do NÓ de Alcantara, ligando todas as linhas, Setubal, Cascais, Sintra e Azambuja, através da linha de Cintura, contribuindo para desbloquear o caos ferroviario do terminal Liscont do grupo Yilport. Vamos ter ” FÉ” que em 2030 já será possivel os contentores entrarem e sairem rapidamente e de forma limpa com comboios eletricos e NÃO a diesel muito poluidores como até agora !? …