A Yilport, holding que concentra os activos portuários do grupo turco Yildirim, movimentou no ano passado 5,9 milhões de TEU, anunciou na sua revista institucional.
A Yilport fala num aumento de 5% nos volumes de contentores face a 2019, ainda que há um ano tenha anunciado ter movimentado 6,1 milhões de TEU (a crescer 8% relativamente a 2018).
No ano findo, a Ibéria continuou a ser o primeiro mercado regional da holding turca, com uma produção de 1,13 milhões de TEU. Leixões manteve a condição de número um no portefólio, com um máximo absoluto de 703 933 TEU.
No relativo às operações em Portugal, são destacados a continuação da modernização do terminal de contentores Sul de Leixões e o investimento na plataforma logística do porto nortenho, e bem assim a implementação no terminal da Liscont, em Lisboa, do sistema de gestão N4 da Navis.
No Mediterrâneo, a Yilport contou 1.23 milhões de TEU, mas o terminal Freeport de Malta é detido a apenas 50% pelo grupo. Nesta região, o ano fundo ficou marcado pelo arranque das operações do terminal de Taranto, mas ainda sem expressão.
Em casa, na Turquia, o grupo contabilizou 1,09 milhões de TEU. Na América Latina foram 545,9 mil TEU e nos países nórdicos 504 mil.
A Yilport mantém o objectivo de entrar no top 10 dos operadores mundiais de terminais de contentores até 2025.
Ainda em 2020, a holding movimentou nos seus terminais 10,1 milhões de toneladas de carga geral, 3,6 milhões de metros cúbicos de granéis líquidos e 228 577 CEU.