A Yilport propõe-se instalar um terminal de contentores 100% automatizado no porto de Huelva, para concorrer com os hubs na zona do Estreito de Gibraltar.
Já se sabia que a Yilport se propõe concorrer à concessão do novo terminal de contentores de Huekva. Ontem, Robert Yildirim, o líder da holding turca, foi mais longe e anunciou o compromisso de instalar um terminal 100% automatizado.
Robert Yildirim esteve no porto espanhol a propósito da inauguração dos três pórticos de cais super-post-panamax recentemente adquiridos e instalados no actual terminal de contentores, já operado pela Yilport.
A Autoridade Portuária de Huelva está a ultimar a ampliação do molhe Sul em 525 metros, poder receber navios de até 400 metros de comprimento e 16 metros de calado. O objectivo é movimentar 400-500 mil TEU/ano já em 2030.
Nesse âmbito, a Yilport propõe-se desenvolver um hub de transhipment, capaz de concorrer com os portos de Valência, Algeciras e Barcelona, no Sul de Espanha, e Tanger Med, em Marrocos. E daí a aposta na automatização.
A Yilport, que entrou em Huelva quando comprou a portuguesa Tertir, tem em curso importantes investimentos na expansão dos terminais de Leixões e da Liscont, em Lisboa.