A Yilport Holding que fazer de Taranto, em Itália, o seu hub no Mediterrâneo. A decisão integra-se no objectivo de tornar-se um dos 10 principais operadores de terminais de contentores do mundo.
A Yilport planeia ter o terminal de Taranto de volta em pleno funcionamento até ao final de 2020. Para tal contratou a Konecranes recondicionar 23 guindastes, tendo os trabalhos arrancado em Janeiro.
“Temos fortes ambições no Mediterrâneo. As oportunidades apresentadas pelo porto de Taranto exigem um tremendo foco e temos o prazer de ter a Konecranes a bordo”, refere, citado em comunicado, Robert Yildirim, proprietário da Yilport Holding.
O recondicionamento envolve sete pórticos de cais (STS) e 16 pórticos de parque sobre trilhos (RMG) que estavam inactivos. A primeira tarefa será deslocar os STS cerca de 100 metros no cais para que possam iniciar a operação.
A Konecranes e a Yilport Holding ainda não esclareceram se o desenrolar do projecto sofrerá com a pandemia de Covid-19. A Itália é, recorde-se, um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus.
A Yilport assumiu o controlo do porto de Taranto no início de Março. No Mediterrâneo, e descontando os terminais de casa, a holding turca também participa no Malta Freeport, um hub no porto de Marsaxlokk.