A Yilport está disponível para investir “centenas de milhões” de euros no porto de Leixões, afirmou Nicolas Sartini, co-CEO da holding turca.
Nicolas Sartini deslocou-se a Leixões propositadamente para a comemoração do recorde dos 700 mil TEU ali movimentados e aproveitou para reafirmar a aposta da holding no porto nortenho, mesmo se actual concessão caminha para o seu termo (2030).
O co-CEO da Yilport Holding (o outro CEO é o próprio Robert Yildirim) sublinhou que o TCL é o maior terminal gateway do grupo e destacou a produtividade ali alcançada, ao nível das melhores internacionais. Tudo isso, disse, apesar das limitações de calado (que só permitem a operação de navios mais pequenos) e do facto de as operações estarem distribuídas por três locais (terminais de contentores Norte e Sul e terminal Multiusos).
Nicolas Sartini festejou, por isso, o recorde dos 700 mil TEU. Mas foi mais longe e disse que o objectivo é chegar rapidamente ao milhão de TEU, captar cargas de outras regiões de Portugal e da Península Ibérica e trazer para Leixões ligações directas à América do Norte e América Latina.
Para isso, insistiu, a Yilport estará disponível para investir “centenas de milhões de euros” no aumento da capacidade de movimentação de contentores, que acrescerão às dezenas de milhões já investidos na modernização do Terminal de Contentores Norte, praticamente finalizada.
As palavras do co-CEO trouxeram à memória o discurso de Robert Yildirim, também em Leixões, aquando da assinatura do contrato de renegociação da concessão do TCL, quando apresentou a visão do grupo turco para o futuro do porto nortenho, particularmente focado num terminal deep sea a nascer na zona do actual Terminal de Contentores Norte e marina.
A concessão do TCL, prolongada em cinco anos em contrapartida ao investimento de mais de 40 milhões de euros entretanto realizado, termina em 2030.
Seria importantíssimo que a Yilport a médio e longo prazo atingisse 1 milhão de TEU em Leixões e em Lisboa ou seja 2 milhões de TEUe mais umas “migalhas de TEU” em Setúbal e outros terminais em Portugal para fazer mais concorrência ao terminal XXI de Sines porque o Vasco da Gama só daqui a 20 anos sairá do papel, infelizmente !