A Yilport insiste na exclusividade do TCL no porto de Leixões, onde se propõe investir entre 500 e mil milhões de euros, adianta Robert Yildirim, o líder do grupo turco, em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS / AGEPOR.
“Agora temos tido disputas com as autoridades, que reclamam que não temos a exclusividade, mas é claro. Preto no branco. Está escrito. E queremos continuar assim para expandir o porto”, afirma, peremptório, o homem forte da Yilport.
As divergências sobre a exclusividade do TCL na movimentação de contentores no porto de Leixões arrastam-se há anos e terão sido uma das razões do protelamento da construção do novo terminal de -14 metros. Pouco antes de deixar a liderança da APDL, Nuno Araújo afirmou que o assunto estava sanado com um acordo entre as partes, o que abriria caminho ao avanço da transformação do terminal multiusos num novo terminal de contentores.
O CEO e Chairman da Yilport desfaz a ideia de existência de qualquer acordo e, outrossim, mantém, os planos de expansão, apresentados por si, em Leixões, já em 2019 (aquando da assinatura da renegociaçãpo do contrato de concessão), e reafirmados no final de 2021, pelo então co-CEO Nicolas Sartini (na comemoração do recorde dos 700 mil TEU).
“Queremos construir no lado Norte um novo terminal de contentores e carga geral”, afirma Robert Yildirim, na entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS / AGEPOR. “Mas estamos com dificuldades. Temos dialogado com os ministros, mas os ministros dos Transportes estão sempre a mudar, e quando explicamos a situação o ministro sai. E quando o apresentamos ao novo ministro, e o fazemos entender, e estamos à beira de conseguir o apoio, muda de novo”.
“Mais de 500 milhões de euros”, podendo chegar aos “mil milhões, é o montante do investimento proposto pela Yilport para Leixões. Para o lado Norte do porto (tendo por base o actual terminal de contentores Norte do TCL), Robert Yildirim fala num terminal “state of the art”, equipado com “pórticos super-post-panamax”, com “dragagens e fundos para trazer os maiores navios do mundo”, mais terraplenos e novas e maiores frentes de cais.
O projecto, diz, já foi actualizado várias vezes – “a versão actual é a melhor” -, mas “ainda não sabemos o que a autoridade portuária nos deixará fazer, em termos de dimensões físicas: localização, terraplenos, cais,…”.
No entretanto, e desde que assumiu o controlo do TCL, a Yilport já investiu “cerca de 50 milhões de euros” na modernização e aumento da capacidade do terminal de contentores. Robert Yildirim refere, a propósito, a instalação dos RTG automatizados, as melhorias no parque de contentores e a adopção do sistema de gestão Navis (que não correu bem, concede, tendo originado protestos dos transportadores rodoviários).
“Hoje o TCL está a trabalhar a 110% da capacidade”, garante,
Continua incompetência dos ministros das Obras Publicas desde Ana Paula Vitorino passando pelo “JAMAIS” e o Galambão. Nenhum dá estabilidade aos agentes económicos em Lisboa e no Porto, chega de incompetência e corrupção do PS !!
Só no PS se consegue dar o dito por não dito, Pedro Nuno Santos elogiou o mesmo grupo turco pela obra no terminal de Alcantara, Lisboa, e o João Galambão poi em causa o mesmo grupo em Leixoes. A ver se acertam nos portos 1 vez !?