A Yilport Holding tomou, oficialmente, posse do terminal de contentores de Taranto, Itália, para um período de concessão de 49 anos.
O contrato entre a Yilport e a autoridade portuária já havia sido assinado em Julho do ano passado, mas só agora a San Cataldo Container Terminal, subsidiária do grupo turco, assumiu a plena operação da infra-estrutura.
No entretanto, foi contratada à Kronecranes a modernização de dois pórticos de cais com um alcance de 22 filas e dos cinco com um alcance de 18 filas, além de 16 RMG, dois reach stakers e dois ECH.
Os planos da Yilport passam por aumentar a capacidade para os três milhões de TEU/ano, além de apostar nos tráfegos de carga geral e ro-ro. Actualmente, o terminal pode receber navios com 15 metros de calado, mas dentro de um ano disporá de fundos de -16,5 metros.
O terminal estende-se por uma área de 100 hectares. Espaço mais do que suficiente para acolher instalações de armazenamento coberto, e de depósito e serviços auxiliares para contentores vazios. Dispõe ainda de cinco linhas, que lhe permitem o acesso directo à rede ferroviária transalpina e colocam Milão ou Bolonha a menos de 24 horas de distância.
O terminal de Taranto é o 22.º da rede da Yilport Holding e o primeiro em Itália.