O porto de Yokohama (Japão) lidera a primeira edição do Container Port Performance Index (CPPI) , realizado pelo Banco Mundial e pela IHS Markit.
O porto de Algeciras é o melhor porto europeu nesta avaliação, ocupando a décima posição. Os três melhores portos do mundo são, nesta avaliação, Yokohama, King Abdullah Port (Arábia Saudita) e Qingdao (China).
O CPPI propõe-se avaliar a performance dos portos de contentores ao nível mundial, considerando o tempo de imobilização dos navios em porto, mas procurando que os resultados sejam comparáveis entre si (por exemplo, considerando as diferentes dimensões e capacidades dos navios).
Os dados abarcam 351 portos e recuam até 2017. A análise abrange 180 mil escalas e 240 milhões de movimentos de contentores/ano. As informações são fornecidas pelas companhias marítimas e pelos operadores portuários e pelo sistema AIS.
O porto de Lazaro Cardenas (México), no 25.º posto, é o primeiro nas Américas. Haifax (Canadá) é o único da América do Norte a integrar o top 50 do CPPI. Colombo (Sri Lanka), na 17.ª posição, lidera no Sudeste asiático. E Djibouti, 61.º, é o melhor dos africanos.
O CCPI visa ajudar ao benchmarking entre os portos de contentores, na certeza de que os mais eficientes serão os que mais contribuem para o desenvolvimento das economias em que estão inseridos.
Quando se fala em performance, a velocidade não será tudo, mas sempre será de dizer que no porto de Yokohama o tempo médio de carga/descarga de um contentor numa escala normal é de 1,1 minutos.
Convirá frisar a excelente posição de Sines (18º na abordagem estatística e 28º na abordagem administrativa), bem como Leixões (206º e 210ª respetivamente)