A chinesa Zhongtong foi a marca de autocarros mais vendida em Portugal no ano passado, com 209 matrículas, de acordo com os dados da ACAP.
Com os seus autocarros eléctricos, a Zhongtong tomou de assalto o mercado português e destronou a “histórica” Mercedes-Benz, que ainda em 2022 garantiu uma quota de mercado de 52% e, agora, em 2023, ficou-se pelos 20%, com 198 matrículas.
A vitória do construtor chinês (que em 2022 apenas matriculou 16 viaturas) foi conseguida mesmo sobre a meta, em Dezembro, quando registou 60 autocarros, contra 29 da marca alemã.
O pódio do mercado português de autocarros ficou completo com a Iveco, que também viu a sua quota de mercado reduzida a menos de metade (de 25% para 12%), com 116 registos em 2023.
Entre as principais marcas, merecem destaque., pela positiva, a MAN e a Caetano, a crescerem 42% e 82%, respectivamente, com 98 e 82 matrículas. Pela negativa, a Volvo caiu de 6% para 2% de quota de mercado, com apenas 20 registos (contra 93 no ano anterior).
Realcem-se também as “entradas” no mercado da Unvi (passou de uma para 28 matrículas), da Isuzu (de duas para 30) e a estreia da portuguesa Oceantia, com 24 unidades vendidas.
No balanço final, o mercado português de autocarros contou 984 matrículas em 2023, contra 1 496 no ano anterior (-34,2%). Mas os dados de 2022 foram inflacionados pelo arranque da Carris Metropolitana.