A chinesa Zhongtong, através da Green Urban Mobility Solutions, venceu o concurso da SCTP para oito autocarros midi eléctricos e uma estação de carregamento.
O concurso foi lançado em Maio passado, com um preço base de três milhões de euros, e foi agora adjudicado por menos 50 euros, anunciou a STCP em comunicado.
Os novos autocarros midi (9 metros) eléctricos, com uma autonomia de 250 quilómetros, deverão ser entregues no decorrer do terceiro trimestre de 2025. Substituirão viaturas em final de vida comercial.
A estação de carregamento de autocarros eléctricos, a instalar na estação de recolha da Via Norte (Porto) deverá ficar concluída em Junho do próximo ano.
Com mais este reforço, a STCP passará a dispôr de 96 autocarros 100% livres de emissões, com os inerentes benefícios ambientais e económicos.
A chinesa Zhongtong liderou as vendas de autocarros no ano passado, com um total de 209 matrículas. Este ano, e de acordo com os dados divulgados pela ACAP, apenas matriculou 43 veículos até ao final de Novembro.