A israelita ZIM contratou mais cinco porta-contentores de 7 000 TEU com a Seaspan, elevando para 25 os navios encomendados no ano corrente.
Dois meses apenas bastaram à ZIM para decidir exercer a opção por mais cinco navios de 7 000 TEU a GNL dual-fuel, prevista no contrato de fretamento de longa duração de outros dez, assinado no início de Julho.
Com mais este compromisso, a ZIM acrescenta 750 milhões de dólares ao contrato anterior de 1,5 mil milhões de dólares.
“Com o exercício desta opção, garantimos a frota core de que a ZIM precisa para garantir as nossas operações… Mais, esta transacção demonstra o nosso profundo compromisso com o ambiente e com a redução da nossa pegada de carbono”, referiu a propósito o presidente e CEO da companhia, Eli Glickman.
Os navios agora contratados deverão ser entregues durante o último trimestre de 2024.
Com mais este negócio a Seaspan eleva para 60 o número de novos porta-contentores contratados com diferentes operadores. Só com a ZIM contam-se 25, num valor global de 3,25 mil milhões de dólares.
A ZIM é 11.ª no ranking mundial, com 424 mil TEU de capacidade de transporte (a mil TEU da 10.ª, a Wan Hai Lines). De acordo com a Alphaliner, tem encomendados 30 navios, com uma capacidade agregada de 330 mil TEU.