A ZIM contratou mais dez navios porta-contentores dual fuel a GNL, num investimento global de 2,3 mil milhões de dólares, anunciou.
Acabada de receber os 46 navios novos encomendados em 2021 e 2022, a ZIM voltou às “compras” para mais uma dezena de unidades de 11 500 TEU, alimentadas a GNL, contratadas com a Containers Ventures Holdings Inc. (sete) e uma filial da Kenin Holdings (antigo accionista maioritário da companhia).
Todos os navios serão construídos nos estaleiros da Zhoushan Changhong Shipyard. As entregas deverão acontecer em 2027 e 2028.
“Estes acordos garantem acesso a um importante segmento de navios e fortalecem ainda mais a nossa frota principal de GNL, que é um “trunfo” comercial crítico. É importante sublinhar que essa capacidade versátil é ideal para os vários negócios globais da ZIM, aumentando a nossa agilidade comercial e potencial de crescimento”, enfatizou Eli Glickman, presidente e CEO da ZIM, citado em comunicado.
“A expansão de nossa frota de GNL apoia os objectivos de descarbonização da ZIM e solidifica a nossa posição como líderes do sector em redução da intensidade de carbono. A capacidade operacional de GNL provou ser comercialmente vantajosa para a ZIM”, reforçou.
Número nove no ranking mundial de operadores de shipping de contentores elaborado pela Alphaliner, a ZIM detém uma capacidade de transporte de 776,8 mil TEU.
De acordo com a consultora, a companhia israelita tem encomendados 14 porta-contentores com uma capacidade agregada de 145 600 TEU, ou 18,7% da frota em operação.