A ZIM e a Alibaba.com assinaram um acordo de cooperação para a compra direta de carga marítima, melhorando os serviços de logística para os vendedores do gigante chinês de e-commerce.
A ZIM tem procurado, nos últimos tempos, aumentar os volumes de comércio electrónico transportados. Em Junho, estreou o serviço ZIM eCommerce Xpress (ZEX), uma ligação trans-Pacífico entre a China e a Califórnia com um tempo de trânsito de 12 dias, com a qual quer captar o e-commerce e ser alternativa ao avião.
A Alibaba, por seu turno, tem uma série de ligações formadas nos últimos anos, incluindo com Maersk, Cosco, Evergreen e CMA CGM. O operador de comércio electrónico tinha um contrato anterior de reserva de espaço com a ZIM, em vigor desde 2017.
“Estamos orgulhosos desta primeira cooperação com a Alibaba.com, que é parte integrante da nossa visão estratégica inovadora. Vemos isso como uma grande oportunidade e um acordo mutuamente benéfico que leva a um atendimento ao cliente de alto nível. É um passo importante para a ZIM, expandindo os serviços digitais para clientes de e-commerce, bem como para PME”, indica, citado, em comunicado, o presidente e CEO da ZIM, Eli Glickman.
O director-geral da Alibaba.com, Kuo Zhang, espera que a parceria dê suporte ao crescimento do e-commerce. “Como a maior plataforma internacional de comércio electrónico B2B, a Alibaba.com visa construir uma rede de logística global em conjunto com a ZIM e outros parceiros ecológicos e remodelar os padrões globais da indústria de logística. A cooperação estratégica entre a ZIM e Alibaba.com fornecerá aos clientes soluções de cadeia de abastecimento transfronteiriças estáveis, eficientes e visíveis e fornecerá um forte suporte ao crescimento explosivo do comércio digital global”, refere o executivo.