11 de Maio é a data prevista para a primeira escala no porto de Lisboa do ZIM Container Turkey, de ligação à América do Norte, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
O porto de Lisboa soma e segue na atracção de novos serviços e armadores, com especial enfoque nas ligações à América do Norte. Agora foi a israelita ZIM a a anunciar a integração do porto da capital na rotação do seu ZTC.
Ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou, o novo serviço é operado em parceria com a Hapag-Lloyd que, na verdade, já escala Lisboa – e o terminal de Liscont – desde o final de Março, com o seu serviço TEX (de Turkey East Coast Express).
O serviço conjunto é assegurado por sete navios. A rotação anunciada pela ZIM é Mersin – Ismit – Aliaga (Izmir) – Salerno – Tânger – Lisboa – Nova Iorque – Norfolk – Savannah e regresso a Tânger e Mersin. Lisboa será, assim, a última escala europeia à exportação. As cargas de Leixões serão encaminhadas para o porto da capital.
A periodicidade anunciada é semanal.
Era bom que as novas escalas em Lisboa também fossem à costa Este, do Pacifico, Los Angeles e não apenas a costa Leste, New York. Forca Yilport !!