A ZIM desenvolveu e implementou um software de triagem baseado em inteligência artificial (IA) para detectar e identificar cargas perigosas mal declaradas antes do carregamento.
A israelita ZIM explica que o novo sistema, “baptizado” de ZIMGuard, digitaliza as declarações de carga dos carregadores logo num estágio inicial e sinaliza casos potenciais de carga mal declarada. Em concreto, o sistema aproveita a IA, incluindo recursos de processamento em linguagem natural e aprendizado de máquina para analisar a documentação e alertar o pessoal de operações sobre ocorrências de omissão, ocultação ou declaração errónea de carga perigosa, em tempo real.
O sistema ZIMGuard já está, de acordo com a companhia, em uso nos principais portos da China, Estados Unidos e Israel, devendo ser implantado em todas as rotas da ZIM até ao fim de 2020.
“Desde o lançamento do ZIMGuard, fomos alertados sobre dezenas de casos de carga mal declarada. Tendo em conta a potencial contribuição do ZIMGuard para a segurança da cadeia de abastecimento global, a ZIM está disposta a oferecer o licenciamento comercial deste sistema para entidades que possam estar interessadas em utilizá-lo”, refere, em comunicado, o presidente e CEO da ZIM, Eli Glickman.
Quase 200 casos de incêndios em 2019
A declaração incorrecta de cargas perigosas está na origem de grandes incidentes marítimos, causando perda de vidas e danos graves. No ano passado, várias companhias de transporte marítimo anunciaram a imposição de taxas adicionais como uma solução parcial para este problema recorrente.
As cargas mal declaradas são consideradas uma das principais causas de incêndios em navios em 2019, de acordo com o Safety & Shipping Review 2020 da Allianz Global Corporate & Specialty SE. Houve quase 200 incêndios relatados em navios no ano passado, um aumento de 13%, com cinco perdas totais, de acordo com a Allianz.