Depois de um 2022 com lucros excepcionais, a ZIM iniciou 2023 com um regresso às perdas: foram 58 milhões de dólares negativos no primeiro trimestre.
Entre Janeiro e Março, a ZIM transportou 769 mil TEU, apenas menos 10% que no período homólogo anterior, anunciou. Mas o frete médio caiu 64%, para 1 390 dólares.
Resultado: o volume de receitas afundou 63%, para 1,374 mil milhões de dólares, o EBITDA ajustado ficou-se pelos 373 milhões de dólares, numa queda de 85%, e o EBIT ajustado foi negativo em 14 milhões de dólares, depois de há um ano ter sido positivo em 2,243 mil milhões de dólares.
O resultado líquido de 58 milhões de dólares negativos contrasta com os 1,711 mil milhões de dólares positivos do primeiro trimestre de 2022.
A explicação para a degradação dos resultados reside no “no declínio significativo dos preços dos fretes e a fraca procura, particularmente no Transpacífico, que se iniciou no ano passado”, justificou o CEO da ZJM.
Para o final do exercício, Eli Glickman reafirmou as previsões anunciadas em Março passado, de um EBITDA ajustado de 1,8 – 2,2 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões em 2022) e um EBIT ajustado de 100 – 500 milhões de dólares (6,1 mil milhões no ano passado).