A Zona Franca de Barcelona (ZFB) vai disponibilizar para arrendamento, por um período de 50 anos, até 100 mil quadrados de área para atrair novos operadores internacionais.

Zona Franca de Barcelona

“Trabalhámos estes terrenos com o objectivo de atrair operadores internacionais que possam aportar valor acrescentado ao consórcio da ZF”, referiu, o delegado especial do Estado espanhol no Consórcio da ZFB, Jordi Cornet, no Salão Internacional da Logística, que se realizou na cidade condal.

Os terrenos a concurso não estão a ser utilizados e correspondem, em parte, às antigas instalações da Seat no porto de Barcelona (que a ZFB comprou, entretanto). Caso a totalidade dos 10 hectares seja licitada, a ocupação da ZFB atingirá os 100%.

Segundo Jordi Cornet, serão investidos 2,5 milhões de euros em 2015, aos quais se somam outros cinco milhões na zona aduaneira. O objectivo é, de acordo com a mesma fonte, duplicar a superfície actual e “converter Barcelona e o seu porto na maior porta de entrada de mercadorias do Sul da Europa”.

O lançamento do concurso para arrendamento dos novos dez hectares da ZFB deverá ser decidido pelo Conselho de Ministros espanhol na próxima sexta-feira.

This article has 1 comment

  1. Atenção ao porto de Sines, a concorrência aumenta e a última decisão do secretário estado transportes não foi nada feliz “ajudando” a concorrência do nosso porto alentejando “retirando-lhe” competitividade ao não ter acedido ao pedido de aumento da concessão detida pela autoridade de Singapura, algo inaceitável pelos governantes de Portugal, 1 enorme vergonha nacional