A Zona Franca de Barcelona (ZFB) vai disponibilizar para arrendamento, por um período de 50 anos, até 100 mil quadrados de área para atrair novos operadores internacionais.
“Trabalhámos estes terrenos com o objectivo de atrair operadores internacionais que possam aportar valor acrescentado ao consórcio da ZF”, referiu, o delegado especial do Estado espanhol no Consórcio da ZFB, Jordi Cornet, no Salão Internacional da Logística, que se realizou na cidade condal.
Os terrenos a concurso não estão a ser utilizados e correspondem, em parte, às antigas instalações da Seat no porto de Barcelona (que a ZFB comprou, entretanto). Caso a totalidade dos 10 hectares seja licitada, a ocupação da ZFB atingirá os 100%.
Segundo Jordi Cornet, serão investidos 2,5 milhões de euros em 2015, aos quais se somam outros cinco milhões na zona aduaneira. O objectivo é, de acordo com a mesma fonte, duplicar a superfície actual e “converter Barcelona e o seu porto na maior porta de entrada de mercadorias do Sul da Europa”.
O lançamento do concurso para arrendamento dos novos dez hectares da ZFB deverá ser decidido pelo Conselho de Ministros espanhol na próxima sexta-feira.
Atenção ao porto de Sines, a concorrência aumenta e a última decisão do secretário estado transportes não foi nada feliz “ajudando” a concorrência do nosso porto alentejando “retirando-lhe” competitividade ao não ter acedido ao pedido de aumento da concessão detida pela autoridade de Singapura, algo inaceitável pelos governantes de Portugal, 1 enorme vergonha nacional